15 de junho de 2011

Especial: Entrevista com Rod Custódio

Como prometemos, começaremos a partir de hoje uma série especial de entrevistas, com propósito de tornar mais conhecido o ministério de cada um dos integrantes do RaizCoral.

E para inaugurar, fiquem com a entrevista de Rodolpho Custódio (@RodCuston) .


Como você entrou para o Raiz Coral? Quando isso aconteceu?

Rod: Tive algumas conversas no início de 2009 com o Saas sobre esta possibilidade e após acertarmos o meu contrato e o meu passe, fui vendido ao Raiz Coral por US$ 200.000.000,00  (Duzentos Milhões de Dólares) na primeira contratação milhonária gospel da história (risos).
Brincadeira!  O Saas conhece e acompanha muita gente, e me conhecia desde pequeno. O convite aconteceu após algumas conversas no momento certo, quando eu estava pronto e quando estava nos planos de Deus.

Quem te inspirou a entrar no mundo da música? Onde você aprimorou seus conhecimentos na música?

Rod: Muito difícil dizer uma pessoa que me inspirou, porque todo dia eu sou inspirado a entrar no mundo da música, mas talvez um exemplo de alguém que mesmo sem saber, me motivou a buscar conhecimento e a querer entrar neste mundo: Eu estudava no UNASP Campus 1 e todos os dias passava perto da casa do Saas e ficava olhando para a casa dele e nas ruas próximas às da casa dele, porque era muito fã, para ver se o via passar e porque queria falar com ele rs... (agora lembrando, o que tanto eu queria falar? Não sei! Só queria falar mesmo rs...)

A partir de que momento já era notado seu talento para a música?

Rod: Desde muito pequeno. Meus pais me ensinaram música desde bebê. Nós gostávamos de fazer trios acapella (eu, o meu irmão Ricardo Custódio e o Tiago Gonçalves) na Escola Adventista de Pedreira. A gente na terceira série ficava fazendo tríades na música do Mc Donald’s rs... era legal.

Antes de entrar no Raiz Coral, onde/com quem você atuou?

Rod: Synchrony Voices - Barítono
Art’Vocal  - Diretor Musical
Coral Juvenil – UNASP - Tenor
Universidade Livre de Música – Solo
Faith Choir - Diretor Musical
Família Soul - Tenor
Bless Choir - Diretor Musical

Tem algum projeto individual? Talvez de gravar um CD solo?

Rod: Sou produtor musical, tenho meus estudos de harmonia vocal e minhas gravações no www.soundcloud.com/rodcustodio , escrevo arranjos para grupos vocais como trios, quartetos, quitetos, sextetos, corais e faço direção de solos.

Hoje tenho escrito vocais para cantores como Raiz Coral, Alessandra Samadello, TodosUm, Coral Kaleo, Oficina do Louvor, Artpella, Damaris Reimann, Marcos Fernando, entre outros.

Com relação ao meu CD solo, estou trabalhando na parte administrativa e enquanto isso, testo a sonoridade que melhor se encaixa comigo. Espero começar a produção do meu CD solo em breve.

Como foi participar do “QST?” juntamente com o Raiz Coral?

Rod: Eletrizante! Uma experiência única para nós com certeza. Resistindo às Tentações! rs...  sabíamos que tínhamos chances, entregamos tudo e Deus tinha um plano ali e quando você tem certeza de que Ele tem um plano, tudo o que você tem de fazer é obedecer e foi o que fizemos. Demos o nosso melhor!

Como você avalia a música gospel brasileira em geral?

Rod: A música gospel sofreu por muitos anos um entrave chamado repressão. Hoje, como se esperava, estamos muito evoluídos com relação a um passado não muito distante e eu acredito que aos poucos toda a criação que estava presa nas grades da censura vai de alguma forma se libertar e alcançaremos mais almas que só entendem e só aceitam tipos específicos de linguagem sonora que cerca o meio em que vivem. O que eu estou querendo dizer é que o nosso alcance vai ser maior musicalmente à medida em que tivermos liberdade de criação.
A internet e a situação econômica do Brasil ajudam a dar oportunidade para muita gente que não ia conseguir fazer seu conhecimento ir além da sala de ensaio em sua casa ou no fundo da igreja e essas pessoas vão conseguir ser ouvidas por muita gente. Com pouco dinheiro.
Por outro lado, hoje não existe mais o compromisso resignado de ensaiar, de se doar por uma causa, um grupo, um ideal. Hoje as pessoas não são tão firme quanto eram há 10 anos atrás para fazer algo que não dê retorno financeiro. Isso enfraquece o futuro musical.

Sobre o cenário deste ano temos grandes produções acontecendo e o segundo semestre será aquecido com ótimos lançamentos. A previsão é que o mercado aqueça e que tenhamos muita novidade legal vindo por aí.

Que cantores ou grupos vocais são referências pra você?
Rod:
Tonex
Take 6
Kirk Franklin

Cite 3  músicas que falam muito ao seu coração?

A Beautiful Place
A Feel More Miles
Hello Fear

Qual ou quais as músicas que mais te tocou no CD Vencedor? Em qual músicas deste CD você fez solo?

Rod: Me tocaram mais: Mais, O Cordeiro, Você Estava Ali, Vencedor, Senhor Tú És.

Solo na Libertador ao lado de Renato Max. Minha participação mais efetiva no CD Vencedor foi a de Produção Vocal, que neste caso envolve arranjos, direção e edição vocal nas músicas: Mais, Deus É Fiel (interlúdio Acapella), Perfume, Vencedor, Gana Yesu, O Cordeiro e Senhor Tú És.

Qual recado você deixa para os leitores do Blog Dedicado Raiz Coral? Fique a vontade.

Rod: Quando Deus resolveu investir na sua vida, Ele não estava errado. Ele não investe errado. Ele sabe quem você é, sabe do teu passado e sabe qual será o seu futuro. E se não deu certo ainda, o melhor dEle está por vir sobre a tua vida. Não tenha medo, confie e dê o seu melhor. Ele faz do fraco um Vencedor!

2 comentários:

  1. SOU FUNDADORA DO PRIMEIRO CORAL BLACK DO PARANÁ , VOX SOUL E AMO MUSICAS BLACK.....QUE DEUS ABENÇOE SUA CARREIRA E MINISTÉRIO...SE TU UMA BENÇAO FILHO....BEIJOS E A PAZ....ANGELA

    ResponderExcluir